Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Direito Digital e seus Impactos!

    Os devidos cuidados nos meios digitais.

    Publicado por Paulo Roberto Moreira
    há 4 anos

    Surgiram com a internet e os dispositivos informáticos, a exemplo do computador, aparelho celulares, tablets, entre outras tecnologias digitais, uma grande quantidade crimes efetuados não só por meio destas novas ferramentas, mas também contra seus sistemas operacionais, arquivos particulares, entre outros.

    Diante disso, havia a necessidade de se ter uma lei na qual existisse uma punição ao autor desses crimes cometidos contra os dispositivos informáticos e seus componentes no ordenamento jurídico brasileiro..

    O Ordenamento Jurídico Brasileiro, ganhou uma lei específica na qual pune os crimes cibernéticos no país, trata-se da lei 12.737/12. O legislador elaborou referida lei que foi aprovada em novembro de 2012, a chamada "Lei dos Crimes Cibernéticos" ou "Lei Carolina Dieckmann", que veio ser vítima de crime Crime Cibernético tendo seu computador pessoal invadido por hackers e posteriormente imagens íntimas e conversas do mesmo cunho divulgadas na Internet sem autorização. Com essa lei, passa-se punir a conduta de invasão do dispositivo informático sem a devida autorização do dono, onde o dispositivo esteja protegido por mecanismo de segurança, modo que o criminoso precisa driblar tal mecanismo para então executar o crime.

    Vale destacar, que há também os crimes que são cometidos tanto pelo uso da informática como sem o auxílio desta, podendo citar como exemplos: a injúria, calúnia, difamação, racismo, pedofilia e outros.

    • Sobre o autorA digito cognoscitur leo ⚖️🚨
    • Publicações21
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações361
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-digital-e-seus-impactos/826925290

    Informações relacionadas

    Karina Pataluch Lourenção, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Mas afinal, o que é direito digital?

    Marcio Rosni Gregorius, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    A Administração Pública e suas funções

    Direito Digital

    Direito Legal
    Notíciashá 13 anos

    Direito Digital

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)